quinta-feira, 30 de março de 2023

Aniversário de Barreirinhas quase termina em tragédia.

<script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-5280297740527797"

     crossorigin="anonymous"></script>

Aniversário de Barreirinhas quase termina em tragédia.

O cantor Alanzim Koreano só cantou 4 músicas, quando um segurança usou spray de pimenta para dispersar uma "suposta" confusão.
A equipe de segurança é contratada pelo segurança do prefeito Dr. Amílcar, conhecido como Roger.
Mais de 40 pessoas foram socorridas às pressas para o HRB, uma em estado grave.
Efeitos no corpo
Os agentes químicos usados em gás lacrimogêneo e o spray de pimenta inibem a entrada de oxigênio a partir do sangue, e podem levar à asfixia e morte, dependendo da exposição às substâncias




O evente teve a presença de grandes nomes da música brasileira, como o cantor Beto Perreira, o forrozeiro Gleydson Gavião, o fenômeno Alanzinho Coreano e Diego Reis e Banda. Seria uma noite repleta de muita música, alegria e comemoração. 





Mais infelizmente a noite não terminou bem para muitos que foram prestigiar o evento que
ocorrerá no dia 29/03 às 19:00 no Praça da Família.

Secretaria Municipal de Saúde de Humberto de Campos realizou a 8º Conferência Municipal de Saúde 2023.

 


No dia 29 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Humberto de Campos realizou a 8º Conferência Municipal de Saúde 2023. 

O encontro foi realizado no auditório da escola Erondine e contou com a presença de varias autoridades, sociedade civil organizada, profissionais da saúde e empresários da cidade.  

O tema principal “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e as diretrizes elaboradas na Pré–Conferência de Saúde.

A Conferência tem a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde


Foram abordados os seguintes eixos:
I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia

quarta-feira, 29 de março de 2023

Resposta de Flávio Dino a deputado que associa PT ao PCC Deputado federal André Fernandes foi alvo de risadas e críticas por espalhar fake news .


Resposta de Flávio Dino a deputado que associa PT ao PCC

Deputado federal André Fernandes foi alvo de risadas e críticas por espalhar Fake News.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, confrontou declarações do deputado André Fernandes (PL-CE), que o acusou de responder a 277 processos na Justiça. O embate aconteceu durante a participação do membro do governo Lula em uma audiência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, quando o ex-governador do Maranhão afirmou que "nunca respondeu a nenhum processo judicial". Após a réplica do parlamentar bolsonarista, que mencionou uma busca realizada na plataforma JusBrasil, Dino comparou o método de pesquisa relatado com a crença no terraplanismo.

— Não acredito que tenha sido de mau gosto, talvez simplesmente não lembre porque, enfim, foram poucas as vezes. O senhor acabou de falar que não responde a nenhum processo e no Jusbrasil diz que o senhor responde a 277 processos. Mas são poucos, eu acredito que tenha esquecido — ironizou Fernandes.


Dino riu da declaração do parlamentar e disse que vai "contar para os alunos como piada". Em seguida, esclareceu que os resultados da pesquisa referida pelo parlamentar não correspondem apenas a processos nos quais o cidadão é réu: "Aparecem os nomes de quem pediu direito de resposta na Justiça, de quem foi requerido em um pedido de resposta, aparece o nome de quem registrou a candidatura ou prestou contas à Justiça Eleitoral, de quem foi testemunha em algum processo", enumerou o ministro.

terça-feira, 28 de março de 2023

THE NEW YORK TIMES INDICA LENÇÓIS MARANHENSES COMO UM DOS LUGARES NO MUNDO PARA SE CONHECER EM 2023


 

THE NEW YORK TIMES INDICA LENÇÓIS MARANHENSES COMO UM DOS LUGARES NO MUNDO PARA SE CONHECER EM 2023


Beleza de dunas de areia branca entre as piscinas de água-marinha  

O Parque Nacional do Lençóis Maranhenses (MA) e a culinária do rio à mesa no coração de Manaus (AM) ganharam destaque internacional. A publicação do jornal norte-americano The New York Times ressalta a beleza entre as dunas brancas e piscinas de água-marinha maranhense e a culinária extraordinária de Manaus com ingredientes típicos da região.

Anualmente, o The New York Times lista 52 melhores lugares do mundo para visitar. O ranking de 2023 destaca a culinária, cultura, aventura, belezas naturais e outros. Veja AQUI.





Lençóis – Ocupando a 11ª colocação, os Lençóis Maranhenses são um dos destinos mais procurados pelos turistas no país e contemplam natureza e aventura no maior campo de dunas do Brasil. A região é indicada para quem procura um lugar para descansar e relaxar. A água é quente durante o dia e cria a experiência de um parque aquático lunar.

Segundo a publicação, os Lençóis Maranhenses abrigam “um horizonte de dunas de areia branca e ondulante que se erguem ao sol e descem para lagoas verdes e azuis sobrenaturais cheias de água da chuva”.

Entre os atrativos estão a possibilidade de escorregar pela areia até a água, andar em veículos 4×4 onde você mesmo pode dirigir e observar um dos mais belos pores do sol do Brasil. É possível ainda andar a cavalo, parando em um “oásis” ao longo do caminho e se apaixonar pela vista em um passeio de helicóptero.

O melhor período para visitação dos Lençóis é de maio a setembro, onde as lagoas alcançam alta/média profundidade.

Manaus, a capital do Amazonas, é vista como a porta de entrada da Floresta Amazônica, o que faz dela um atrativo turístico para o mundo inteiro. 


Manaus – Tacacá, pirarucu, pacu, bolinho de surubim, matrinxã, tucunaré, açaí e muito mais. Essas são apenas algumas das opções culinárias que atraem turistas do Brasil e do mundo para a cidade.



Manaus representa a cultura indígena e homenageia as receitas e técnicas dos ancestrais no restaurante Biatüwi, com bebidas feitas com o inhame roxo fermentado e a pimenta malagueta usada para purificar peixes de rio em ensopados picantes como a quinhampira.

O jornal The New York Times destaca também que o restaurante Biatüwi, com estrela Michelin, reúne ingredientes tipicamente amazônicos e toda sua peculiaridade, onde o turista pode experimentar cabaças fumegantes de tacacá em uma barraca em frente ao Teatro Amazonas ou apreciar um tucupi em garrafas plásticas.

Patrimônio – Em 2003, o Complexo de Conservação da Amazônia Central conquistou o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. A região possui uma área de mais de seis milhões de hectares sendo uma das mais ricas do planeta em biodiversidade, ecossistemas como várzea, florestas de igapó, lagos e canais aquáticos com a maior variedade de peixes elétricos do mundo. A área é formada pelo Parque Nacional do Jaú, as reservas Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã e o Parque Nacional Anavilhanas.

Decretada calamidade pública em Buriticupu (MA), que corre risco de desaparecer por causa de fenômeno geológico





 O Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de calamidade pública de uma cidade maranhense que está correndo o risco de desaparecer por causa de um fenômeno geológico.

O tempo muda e a preocupação de seu Carlos vai para as alturas.

“Ninguém dorme de noite aqui. É a noite todinha acordado, escutando só o barranco cair", conta o zelador Carlos Martins.

Ele mora em Buriticupu, no interior do Maranhão, onde 26 crateras gigantescas avançam sobre a cidade - algumas chegam a medir 600 metros de extensão e 70 metros de profundidade. São tão grandes que atingiram o grau de voçoroca, quando fendas desse tipo alcançam o lençol freático.

Voçoroca é uma palavra de origem tupi-guarani, que significa terra rasgada, e é isso mesmo o que acontece no local: durante o período chuvoso, que vai de janeiro a junho, a enxurrada rasga o solo, abre fendas. Se nada é feito para conter o processo erosivo, vão se formando crateras que avançam rapidamente e atingem dimensões gigantescas.

O geólogo Clodoaldo Nunes estuda voçorocas há mais de 40 anos e acompanha a situação em Buriticupu.

"A situação é tão grave que eu não sei se não é mais fácil você realocar a cidade do que combater essas voçorocas", afirma.


 A cada ano, os buracos avançam, em média, cinco metros; ameaçam bairros inteiros.

"Era uma vila, uma vila grande aqui. Aqui tinha mais de 300 casas. Aí começou a cair, aí já tá indo para acolá e o povo só se mudando", diz o eletricista João Batista Andrade.


Mais de 50 casas já foram engolidas pelas voçorocas em Buriticupu. Cerca de 180 famílias correm o risco de perder suas casas.

"Nós temos cobrado, nós temos oficializado pedidos de providências, mas, até agora, nós não temos uma resposta ainda", conta o professor Isaías Neres.

A combinação de chuva e voçoroca já matou cinco pessoas. O filho de dona Maria foi a última vítima, ele foi arrastado pela enxurrada e lançado em uma cratera.


"Esse procedimento tem que ser adotado, porque o município não tem mais capacidade de resolver este desastre sem o apoio, tanto do governo do estado quanto do governo federal", afirma o comandante do Corpo de Bombeiros de Maranhão, coronel Célio Roberto.

"Minha casa é aquela que fica ali, aquela de barro, em frente ao buraco. É uma assombração à noite aqui, quando está chovendo. A gente não dorme, a gente fica em pânico", conta moradora, mostrando onde mora.

Em Humberto de Campos, oposição que esteve a 16 anos no poder e perdeu as tetas do município, surge das cinzas para criticar os avanços do município.

Em Humberto de Campos, oposição que esteve a 16 anos no poder e perdeu as tetas do município, surge das cinzas para criticar os avanços do município.


Em Humberto de Campos, o prefeito Luís Fernando vem sofrendo ataques diários nas redes sociais por uma meia dúzia de pessoas, de uma oposição falida e findada ao fracasso. Visto que, essas pessoas que o atacam, são as mesmas que mamavam nas tetas da prefeitura por muitos anos consecutivos.

Vale lembrar que, sempre era as mesmas pessoas, o mesmo grupo, os mesmos comerciantes, o mesmo grupo politico que eram beneficiados e privilegiados no município. O prefeito Luís Fernando recebeu a prefeitura em ruinas, pagamentos de alguns fornecedores atrasados, folha de pagamento atrasada ou seja. recebeu a prefeitura no Vermelho.  


O grupo do ex- prefeito Zé Ribamar vem perseguindo o gestor atual depois de ter sofrido a derrota nas urnas na última eleição. Mais esquecem da passagem do ex prefeito Zé Ribamar que foi desastrosa em seu ultimo mandato. Hoje arrependido e tentando compensar o caos deixado por ele ao município, busca apoios de todos os lados, na última segunda-feira(27) foi até o palácio dos Leões sede do governo do estado do Maranhão, pra conversar com o governador Carlos Brandão, como não conseguiu, foi recebido pelo secretário de estado Extraordinário de Assuntos Municipalista, Orleans Brandão.

O prefeito Luís Fernando é uma das grandes lideranças na região dos lençóis maranhenses e delta, mudou para melhor a imagem do Município fazendo obras para melhorar a qualidade de vida dos humbertuenses. Suas parcerias para desenvolver o município são fortes, conta com o apoio do ministro Juscelino Filho, do Deputado Estadual Carlos Lula entre outros.




Lembrando que o governo de Carlos Brandão é um grande aliado da gestão do prefeito Luís Fernando, os dois tem trabalhado em parceria e busca do melhor para o Humberto de Campos. Carlos Brandão é o governador de todos.

quinta-feira, 23 de março de 2023

Uganda aprova lei que pune LGBTs com pena de morte e prisão perpétua.


 Uganda aprova lei que pune LGBTs com pena de morte e prisão perpétua.

Nova legislação aprofunda leis já existentes e, segundo os defensores, visa "proteger a família e os valores tradicionais"


O parlamento da Uganda aprovou nesta terça-feira (21) aquela que já é classificada como a legislação mais retrógrada e violenta contra a comunidade LGBTI+. O pacote aprovado é uma atualização e ampliação de leis anti-LGBT já existentes no país.  

Entre os pontos aprovados, há um que condena à morte pessoas por "homossexualidade agravada", termo aplicado na legislação para descrever atos sexuais cometidos sem consentimento ou sob coação contra crianças, pessoas com deficiência mental ou física, por um "ofensor em série" ou que envolva incesto. 

No entanto, observadores internacionais chamam a atenção para o fato de que a chamada "homossexualidade agravada" é um termo genérico e, portanto, pode ser aplicada para qualquer situação contra as pessoas LGBTI+ de Uganda. 

De acordo com informações da Reuters, uma das emendas apresentadas diz o seguinte: "Uma pessoa que comete o delito de homossexualidade agravada e é responsável, por condenação deve sofrer a morte”. 

O deputado Asuman Basalirwa, responsável por apresentar o Projeto de Lei Anti-Homossexualidade 2023, declarou que o PL "visa proteger nossa cultura da igreja; os valores legais, religiosos e familiares tradicionais dos ugandenses a partir dos atos que são suscetíveis de promover a promiscuidade sexual neste país". 

"O objetivo do projeto de lei era estabelecer uma legislação abrangente e aprimorada para proteger os valores familiares tradicionais, nossa cultura diversificada, nossas crenças, proibindo qualquer forma de relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo e a promoção ou reconhecimento de relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo", declarou Basalirwa. 

Além da prisão perpétua e da pena de morte, a nova legislação pune com 20 anos de cadeia e prisão perpétua "a incitação à homossexualidade, propaganda e conspiração para se envolver na homossexualidade". 

A Human Rights Watch (HRW) declarou que a lei "viola os direitos dos ugandenses". "Uma das características mais extrema deste novo projeto de lei é que ele criminaliza as pessoas simplesmente por serem quem são, além de infringir ainda mais os direitos à privacidade e liberdades de expressão que já estão comprometidos em Uganda", declarou a organização. 

O projeto de lei deve ser sancionado pelo presidente de Uganda, Yoweri Museveni, visto que na semana passada ele classificou os homossexuais como "pessoas desviantes". 

Dos 389 parlamentares de Uganda, apenas dois votaram contra o PL.


quarta-feira, 22 de março de 2023

Prefeitura de Humberto de Campos entrega chafariz com água potável para a população


Ao longo dos anos a cidade de Humberto de campos sofre com a falta de água ou água de péssima qualidade.

A prefeitura de Humberto de Campos  ao longo de dois anos, está buscando uma solução para esse problema, perfurações de poços, novas caixas para armazenamento de água, manutenção e vistoria no sistema de abastecimento de água e construção de chafariz para facilitar a distribuição de água potável para os humbertuenses.

Lembrando que, ao longo de muitos anos vários prefeitos prometiam solucionar o problema da água na cidade, mais só ficava nas promessas.  E pasmem, parece até piada. os que antes nunca mandaram perfurar se quer um poço para dar água de qualidade para o povo, mandam aqueles que mamavam nas tetas do município por anos...Cobrar água de qualidade. 

Os humbertuenses tem que dar muito óleo de peroba para mamadores das tetas do município.

terça-feira, 21 de março de 2023

Noticia boa para o Munícipio de Humberto de Campos - Ma.

 O município de Humberto de Campos está na expectativa da indústria de Fécula da mandioca que será instalada no município. O prefeito da cidade Luís Fernando dos Santos deu a noticia em primeira mão aos humbertuensesde que, os trabalhos iniciais já iria iniciar nesse mês de março.
Ao lado de vereadores, secretários e empresários da região, O prefeito Luís Fernando diz que essa parceria com a indústria ira da muitas oportunidades para os agricultores da região  e muitas vagas de emprego para o município. 
Em dois anos de governo o Prefeito tem buscado de forma incansável recursos para o município, no âmbito da infraestrutura, turismo, educação, saúde e capacitação profissional para os humbertusnses.

sexta-feira, 3 de março de 2023

Humberto de Campos tem seu abastecimento de água paralisado devido ação de vandalismo.

Nessa sexta-feira dia 03 de março de 2023, a cidade de Humberto de Campos teve seu fornecimento de Agua Paralisado em vários bairros por conta de uma ação de vandalismo, onde um dos canos do sistema de distribuição de água foi quebrado...
Isso é um crime.


 O prefeito Luís Fernando, acionou a CAEMA e respectivamente os órgãos de segurança para investigar a ação criminosa que prejudicou a população de Humberto de Campos.

quinta-feira, 2 de março de 2023

CORONEL ROBERTO FILHO FAZ VISITA INSTITUCIONAL A JUIZA DR. GLAUCE RIBEIRO, EM HU8MBERTO DE CAMPOS - MA.


Na manhã desta quinta-feira (02), o Coronel Roberto Filho, Comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar de Turismo (2° BPTur); seguindo às diretrizes do Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, Coronel Emerson Bezerra; realizou uma visita institucional à Excelentíssima Senhora Juíza de Direito, Dra. Glauce Ribeiro.

Durante a visita institucional, o Coronel Roberto Filho reafirmou o compromisso da instituição em garantir os direitos dos cidadãos e destacou a importância do Poder Judiciário na preservação da ordem pública.

O comandante do 2° BPTur agradeceu a receptividade e o estreitamento das relações interinstitucionais. Após a conversa, o Coronel Roberto Filho supervisionou às ações policiais na cidade.

quarta-feira, 1 de março de 2023

ORLA MARITIMA DE HUMBERTO DE CAMPOS - MA.


 

RIO SÃO JOÃO EM HUMBERTO DE CAMPOS - MA.


O rio são João é localizado no povoado são João em Humberto de Campos, é uma boa opção para quem gosta do turismo ecológico. Com uma população hospitaleira a diversão é certa.

 

UM DOS MELHORES POR DO SOL DE TODA A REGIÃO DOS LENÇÓIS MARANHENSE

Uma das mais importantes e belas áreas protegidas do mundo, os Lençóis Maranhenses, no norte do Maranhão, têm belezas naturais estonteantes, gastronomia apetitosa, cultura rica e um povo amável. Feche os olhos e tente imaginar o que seria a imagem dos Lençóis: provavelmente se lembrará de uma imensidão de areia com pontos azuis e verdes – a visão das lagoas que se formam após o período das chuvas, certo? E se eu te contar que o maior campo de dunas da América do Sul é muito mais do que isso?

Pode-se ver a maravilha com os cenários deslumbrantes de oásis em meio aos grandes bancos de areia, assim como apreciar a fértil cultura local, que se divide entre os sabores de iguarias regionais e os saberes de pequenas comunidades, que mantêm tradições ao longo das décadas. Não encontrei palavras que fazem jus às maravilhas desse lugar. É uma mistura extraordinária de belezas naturais, cultura, gastronomia e, claro, de pessoas.